O projeto ECOA Niterói é resultado da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides Cunha (FEC) pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), financiado pela Prefeitura.
O PDPA estimula a realização de projetos aplicados, com a parceria de pesquisadoras e pesquisadores da UFF em equipes interdisciplinares para pensar políticas e soluções para questões na cidade de Niterói demandadas pela sociedade civil, produzindo assim conhecimento a ser compartilhado com toda a população. Essa iniciativa faz parte do Plano Estratégico da cidade, chamado Niterói Que Queremos e nosso projeto foi contemplado na categoria Vibrante e Atraente.
O ECOA Niterói está coletando dados sobre o trabalho cultural no território niteroiense e vai apresentar como resultado um diagnóstico do setor e as possíveis articulações a serem realizadas na gestão pública como a criação de políticas culturais para a cidade. Com a situação da pandemia do Covid-19, tivemos que alterar nosso cronograma inicial de pesquisa, porém o primeiro ciclo dedicado às Artes do Espetáculo já começou e está em andamento. Estão previstos ainda mais dois anos do projeto, sendo o segundo para o mapeamento da área das Artes Visuais e o terceiro para a análise de todos os dados coletados ao longo desse trabalho, que visa entender as condições de trabalho de quem atua na cultura em Niterói e compartilhar contribuições para a melhoria dessa área tão fundamental para a sociedade.