Projeto
O projeto ECOA NITERÓI – Mapeamento do potencial econômico de setores culturais de Niterói tem seu nome por conta de metodologia desenvolvida por um grupo de professores da Universidade Federal Fluminense, ligados aos cursos de graduação em Produção Cultural e pós-graduação em Cultura e Territorialidades, metodologia esta denominada ECOA: Estudo Comparado da Organização das Artes, voltada ao mapeamento de cadeias produtivas da cultura, buscando entender e trazer reflexões sobre as relações entre cultura, economia e trabalho que ajudem na construção de políticas públicas de cultura.
Dentre as premissas da pesquisa e da metodologia, busca-se perceber demandas, dificuldades e impasses do trabalho cultural que atendam aos diferentes segmentos e sujeitos envolvidos no sistema de produção cultural de modo amplo, ou seja, sujeitos criadores e também aqueles participantes das fases de produção, divulgação, comercialização e gestão.
O projeto conveniado com a Secretaria das Culturas de Niterói propõe abarcar dois segmentos:
1. Artes do espetáculo (carnaval, circo, dança, música e teatro);
2. Artes visuais (artesanato, escultura, fotografia, grafite, pintura e afins).
O segmento 1 será mapeado no primeiro ano e o segmento dois no segundo ano. O terceiro ano do projeto se volta a pensar os impactos gerados na cidade e formulação de banco de dados permanente para captura de dados futuros sobre os referidos segmentos.
Agentes e territórios serão abordados também através de eventos mobilizadores que permitam divulgar um dos principais instrumentos de coleta de dados, através de formulário próprio e atrair os trabalhadores da cultura destes segmentos apontados e considerando a cidade como um todo.